twitter

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Como escolher o seu computador!!!

Olá a todos.

Quem trabalha com tecnologia sempre é questionado sobre o que é melhor, um notebook ou um desktop.

Na minha opinião, não existe um melhor, existe o que mais se encaixa à sua necessidade.
Todos os equipamentos tem os seus prós e contras.

Aqui vai uma breve descrição de cada um.

(Clique em "Continue lendo" para ver o artigo.)
Não vou entrar no mérito de marcas, modelos, ou sistema operacional.

SmartPhones:
O smartphone é, em primeiro lugar, um celular. Mas, além das funções básicas do celular (ligações, sms e alarme) seu uso pode ser aprimorado por meio de programas, que vão desde a mais simples agenda de compromissos ao mais aprimorado jogo.
Mas, o forte mesmo dos smarts é a Web.
Compartilhar fotos, mensagens, verificar e-mails, por isso está entre os mais queridos do mundo corporativo, e do mundo geek também. Quem acompanha o twitter sabe bem o que é isso. Porém, por ser um celular, possuem telas menores que os tablets, o que deixa um pouco a desejar na execução de filmes e jogos.

Tablets:
A grande vantagem dos tablets é o tamanho de sua tela. É ideal para se navegar na internet, ler e-books, ouvir musica, ver vídeos e jogos. Mas, devido a seu hardware, seu uso fica limitado, mesmo sendo multitarefa não substitui o notebook.
A maioria possui saída HDMI e um excelente suporte a vídeos em alta definição, o que pode render boas sessões de cinema em casa.
Facilita bastante quando você precisa responder um e-mail urgente, ou editar um texto rápido.

Netbooks:
Parecem notebooks que não cresceram =D.
Completamente voltados para cloud computing, não possuem drivers de CD/DVD, mas são pequenos, leves e com telas de boa resolução. Não oferece a mobilidade que os tablets e smartphones oferecem, mas possuem um hardware mais potente.
Multitarefa, o que garante que você pode ouvir uma musica enquanto digita seus textos com tranquilidade. É mais fácil de executar algumas tarefas nele devido ao teclado.

Notebooks:
Notebooks são computadores, com tudo que se tem direito, bons processadores, HD's grandes, tamanhos razoáveis, leitores e gravadores de CD/DVD, cartão de memória, alguns vem com webcam integrada e leitor de biométrico. Hoje em dia muitas pessoas substituíram seus desktops pelo notebooks. Cada vez mais leves, com baterias de longa duração, wi-fi.
Claro que tudo isso tem um preço, e não estou falando do dinheiro. Os notebooks são realmente portáteis, mas não oferecem a mobilidade que os netbooks, tablets e smartphones oferecem.
É ideal para o usuário caseiro, que quer acessar a internet da sala, mudar para o quarto, depois para a varanda, mas, não é o tipo de computador que você vai conseguir segurar com uma mão a trabalhar somente com a outra, pelo menos não por muito tempo.
O usuário corporativo também se dá bem com notebooks, podem ser levados à reuniões, apresentações, com a vantagem de poder utilizar CD e DVD sem a necessidade de um leitor externo.

Desktops:
Sim, não podemos exclui-los dessa lista. Dependem de todos os periféricos que são integrados nos equipamentos acima, como monitor, teclado, mouse e caixas de som. Não oferece nenhuma mobilidade, mesmo com acessórios sem fio a distância é limitada. Mas possuem suas vantagens
Atualização de hardware, uma grande vantagem desses grandes computadores, suas peças são mais baratas, e possibilitam a troca de peças em particular, e normalmente essas trocas valem a pena.
Os desktops oferecem muitas maneiras de customização, desde a escolha do hardware até a customização do gabinete e escolha de periféricos.

                                                                                                                                                      

Enfim, todos têm suas vantagens, cabe a você escolher qual ou quais se adaptam à sua necessidade.


Esse é só um breve relato sobre a funcionalidade de cada um, para ajudar quem estiver na dúvida.



Não se esqueçam que ao mesmo tempo que os gadgets são ótimos quando usados conscientemente, mas podem tirar toda a sua privacidade se não forem bem usados.


Abraços, espero ter ajudado!!!

5 comentários:

  1. Muito bom Thiago, esclareceu minhas dúvidas ...
    abs

    ResponderExcluir
  2. Olá, sei que os computadores de mesa não são o foco da atual geração, mas não consigo pensar em viver sem esse trambolho. Você poderia me ajudar a montar um computador basicamente utilizado para armazenar fotos, musicas e arquivos em pdf e entrar na internet? Pois o meu dinossauro esta precisando se aposentar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom thiago
    Não gosto muito de ficar postando em blog mais como você um grande amigo de cerveja vou abrir um exceção rsrsrs.
    A necessidade vai muito de cada um, mas adquirindo um notebook é importante saber.

    1º Notebook não aceita placa mãe de outro modelo mesmo sendo da mesma marca ( A furação da placa mãe é especifica para o Chassis ).
    2º Mesmo os periféricos como memória, hd e Lcd são mais caros do que o de desktop.
    3º No uso de um notebook como um desktop em um lugar fixo que tenha tomada não há a necessidade da bateria ficar acoplada ao notebook, os notebook´s ligam sem a bateria e com isso a sua bateria não fica em uso e aumenta a vida util.
    4º Na maioria da vezes que você tem um notebook que fica desligando pode ser sujeira no dissipador do processador ( Muitas assistencias técnicas se aproveitam disso falando que há necessidade de troca de alguma peça sendo que é só limpar a passagem de ar ).
    5º E MUITO IMPORTANTE !!!
    Não vou citar nomes de assistencias técnicas mas é um alerta.
    Já vi muitas assistencias técnicas sobreviverem de roubo de peças de notebooks de clientes Ex.
    O seu notebook não liga mas os pentes de memórias, hd o lcd estão bons até mesmo o processador, com isso você informando a assistencia que apos o orçamente não queira executar o serviço eles pegam essas peças boas e colocam outras no lugar e deixa o seu notebook em piór estado do que entrou.

    NOTEBOOK É BOM PARA QUEM VIAJA A NEGÓCIOS E DEPENDE DE UM COMPUTADOR PARA REUNIÕES QUE VENHA DAR RETORNO FINANCEIRAMENTE.
    TER UM NOTEBOOK SÓ POR TER É QUERER TER STATUS E STATUS SAIR MUITO CARO RSRSRS.

    Dica de um técnico de Notebook e Desktop de uma marca de computador.

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana Tiago! Agradeço as dicas, muito úteis e bom o comentário do último anônimo. Ando pesquisando bastante na internet antes de fazer a compra. No fim me decidi por este site. http://www.lojasmm.com/ch/cat/266/0/MaisVendidos/Decrescente/20/1/0/0/.aspx
    É importante esse compartilhamento de informações pois ajuda pessoas leigas como eu, a decidirem e entendenrem o que, realmente, estão comprando.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir